quinta-feira, 20 de março de 2014

Análises: Apex Theropod Deck-Building Game



Olá a todos! Bem, primeiro peço desculpas pela total ausência no blog. Segundo, gostaria de mostrar a vocês um novo jogo que está rolando no Kickstarter e que eu achei realmente lindo e muito bem feito: Apex Theropod Deck-Building Game.



O jogo já se mostra interessante pela sua temática: você controla uma "espécie" de dinossauro carnívoro e deve não apenas caçar outros dinossauros como também "evoluir", isto é, fazer com que sua espécie seja a mais forte e mais adaptada para que possa sobreviver à grande extinção! Mas como você faz isso, é o que muitos se perguntam. Simples, durante o jogo você pode "comprar" cartas de evolução, tais como cura acelerada ou imunidade contras vírus e infecções, usando como custo as cartas de outros dinossauros caçados [quem já jogou Legendary: A Marvel Deckbuilding Game vai se familiarizar com as regras mais facilmente].

Durante o setup, cada jogador escolhe uma das raças disponiveis, sendo elas ate agora [incluindo as que foram liberadas com os stretch goals]: Acrocanthosaurus, Giganotosaurus, Tyrannosaurus Rex, Spinosaurus, Utahraptor, Carnotaurus, Sarchosuchus, Titanoboa. Caso mais metas sejam batidas, serão liberados o Velociraptor e o Quetzalcoatlus [uma espécie de pteranodonte].


As raças de dinossauros liberadas até agora.

O objetivo do jogo, além de tornar a sua espécie a mais forte e numerosa, é conquistar pelo menos três dos diversos territórios do jogo, que variam de 3 [para um jogador] até o máximo de 8 territórios [para 8 jogadores]. Ou seja, o que parece ser fácil não é tão fácil assim quando se tem outros dinossauros loucos para devorar quem esteja no seu caminho para vitória hahahaha.

Mas como se conquista um território é que é a grande sacada do jogo: cada território tem uma certa quantidade de "presas" [os outros dinossauros que você deve caçar para poder evoluir e "chocar" novos dinossauros] e quando as presas daquele território acabam, o chefe [ou Boss] aparece e uma batalha contra ele começa: cada jogador então compara a força de seus dinossauros contra a força do chefe. Cada um que "vencer" dessa forma causa um ferimento no boss, diminuindo sua força. O jogador que conseguir derrotar o boss pega ele e coloca na sua área de pontução [e isso vai contar para saber quem tem os dinossauros mais fortes, já que se vc conseguiu derrotar um chefe, então seus dinos são mais fortes e evoluidos]. O primeiro boss liberado foi o Triceratops, e segundo o criador, este é o mais forte de todos os bosses hahaha


Os dois bosses liberados até agora!

Cada boss tem um limite de rounds [lembrando que cada round termina depois do ultimo jogador tentar derrotar o boss] para ser derrotado: se chegar naquele limite, o jogador que "acordou" o boss é eliminado e aquele território é esquecido. Ninguem foi capaz de conquistar ele, logo as presas foram mais fortes.

Para completar o sistema, a cada rodada o Environment Deck [ou deck de terreno, por assim dizer] revela uma nova carta, que pode ter efeito positivo ou negativo, indo desde uma chuva tropical até mesmo a extinção total de todos.

Já foram feitos alguns videos demonstrando o gameplay, bem como na pagina do projeto tem um resumo das regras, que já dão uma base para se entender o jogo. Eu achei o jogo em si muito bem elaborado, que valoriza tanto um deckbuilding agressivo quanto uma estratégia mais refinada: tudo vai depender de como você quer evitar que sua espécie seja extinta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário